quarta-feira, 17 de junho de 2009

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 2

Demografia da América do Sul


A população da América do Sul não se distribui uniformemente, havendo áreas rarefeitas, ao lado de outras de densidade relativamente elevada. Alguns fatores de ordem física e humana contribuem para isso. Entre as causas de rarefação demográfica, salientam-se:

A existência de regiões desérticas, como a Patagônia, o pampa seco, o Atacama e a Sechura;
As zonas de florestas equatoriais, como a Amazônia;
As áreas de campos, onde a criação extensiva de gado contribui para a escassez demográfica.
Quanto aos fatores que têm determinado maiores concentrações de população destacam-se:

As faixas litorâneas bem abrigadas e dotadas de portos naturais;
As costas de clima relativamente benigno;
Os vales de alguns rios navegáveis, como o Amazonas, Orinoco, Cauca, Paraná;
E as regiões naturalmente férteis, onde se desenvolveu uma atividade agrícola apropriada, como o eixo Rio-São Paulo, no Brasil, a província de Buenos Aires, na Argentina, e o vale central do Chile.
A população da América do Sul teve o maior índice de crescimento no mundo entre 1920 e 1960: um incremento de 126,3%. O declíneo da mortalidade, determinado em grande parte pela elevação dos padrões de higiene pública, foi a causa fundamental dessa expansão demográfica. Outro fator que contribuiu para esse aumento foi a imigração. Desde 1800, cerca de 12 milhões de imigrantes chegaram à região. Desse total, cerca de 4 milhões vieram da Espanha, 4 milhões da Itália, 2 milhões de Portugal e o restante da Alemanha, Polônia, Síria, Japão, China e outros países. Em anos recentes o índice médio de crescimento é estimado em 2,64%.


*Pesquise o significado de Populoso e Povoado e responda: na sua opinião o Brasil é um país populoso ou povoado? Porque?

*De acordo com a discussão em sala de aula, você acha que o Brasil deveria investir mais no controle de natalidade? Por quê?


segunda-feira, 15 de junho de 2009

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1

Economia atual

Recentemente foram realizadas mudanças significativas na agricultura latina que promoveram alterações profundas no espaço e na economia. As mudanças ocorreram em decorrência da inserção de máquinas, tecnologias, implementos, insumos agrícolas (herbicidas, fertilizantes, inseticidas entre outros) e técnicas de manejo, que resultou no aumento da produtividade e conseqüentemente dos lucros.

A pecuária ocupa hoje um lugar de destaque, atividade praticada de forma semi-intensiva, são criadas raças bovinas européias em regiões de clima frio e a raça zebu em áreas de clima tropical.

Outra atividade econômica bastante difundida em praticamente todos os países da América Latina é o extrativismo e a mineração. Existe um grande fluxo comercial desenvolvido internamente entre os componentes latinos, uma vez que há uma dependência em relação a alguns minérios, além da exportação dos mesmos para diversos lugares do mundo.

O setor industrial é dividido em indústrias tradicionais e de beneficiamento. Atuam na produção de matéria-prima a partir do beneficiamento de minérios ou produtos agropecuários, incluindo aquelas que produzem bens de consumo, como as tradicionais indústrias alimentícias e têxteis, apesar de alguns países possuírem um setor industrial mais diversificado, que varia desde a indústria de base até a tecnologia de ponta, com essas características temos o Brasil, a Argentina e o México.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

* Na sua opinião, qual a economia que movimenta o mercado financeiro do Mato Grosso? Quais são as contribuições do nosso estado para a economia nacional?
Dê sua opinião, depois entre e opine também nas respostas dos colegas.