segunda-feira, 27 de abril de 2009

Economia Mundial

"Desde o final da Segunda Guerra, o processo de mundialização se intensificou, devido aos avanços das relações comerciais. A necessidade de reconstrução econômica levou os países europeus a desenvolver novos eixos de exportações e importações, além de aprimorar os já existentes. A própria guerra havia demonstrado a intensidade da interdependência mundial, e essa mesma consciência foi a responsável pela criação da ONU. O comércio internacional é a principal fonte de divisas para um país, e o objetivo é manter a balança comercial favorável, ou seja, exportar mais do que se importa.

O mesmo se aplica à chamada balança de pagamentos, um indicador mais abrangente que a balança comercial, pois, além das trocas comerciais, envolve a troca internacional de serviços, como empréstimos e pagamento de royalties, que são os direitos sobre o uso de marcas. Com a acelerada internacionalização da economia nas últimas décadas, no entanto, as barreiras alfandegárias na maior parte das vezes representam um obstáculo ao desenvolvimento do capitalismo. As grandes empresas, principalmente as transnacionais, necessitam de espaços cada vez maiores, pelos quais possam fazer circular livremente bens, serviços e capitais.
As recentes mudanças do comércio internacional sob os moldes da globalização têm alguns aspectos que merecem destaque:

Um deles é o fato de que os países subdesenvolvidos, tradicionalmente exportadores de matérias-primas, têm investido mais nos manufaturados.
Outro aspecto é a formação de alianças entre alguns países para facilitar o trânsito de mercadorias.
Um terceiro fato é o aumento do volume de trocas resultante da queda de barreiras políticas. Também merece análise a constatação de que nem todas as regiões do mundo se beneficiam igualmente do novo comércio internacional.
No atual contexto de grandes transformações - aumento do volume de transações comerciais, aceleração tecnológica e importância do investimento em pesquisa, desenvolvimento e educação -, o contraste entre as economias subdesenvolvidas exportadoras preferencialmente de matérias-primas e aquelas que exportam grande quantidade de manufaturados se torna ainda mais visível.

A divisão internacional do trabalho tende a se modificar nos próximos anos, sob a influência de fatores como:

* Abertura ao mercado internacional, com a eliminação de barreiras protecionistas; distribuição internacional do trabalho especializado;
* Capacidade de investimento em infraestrutura; e avanço das inovações tecnológicas, com a queda dos custos de comunicações."
Texto originalmente citado em http://www.algosobre.com.br/geografia/comercio-na-economia-global-o.html


Diante da situação do Mercado economico mundial,das exigências de qualificação profissional, como você pretende se preparar para o mercado de trabalho? Quais os caminhos que você quer seguir para se inserir no novo mundo globalizado? (resposta pessoal)

9 comentários:

  1. As máquinas estão substituindo as pessoas, gerando o desemprego da população, apenas algumas profissões não podem ser substituidas. Por este motivo devemos nos informar, atualizar para enfrentar as barreiras desta era digital, assim poderemos ter um boa vida e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. As máquinas estão substituindo os trabalhadores humanos, e com isso surgindo o desemprego para os seres humanos. nós devemos melhorar no trabalho antes que só sobre máquinas trabalhando, por isso devemos lutar, e melhorar no serviço, senão quando chegar a minha vez, ou há de qualquer jovem, não haverá vaga para trabalhar, ai a coisa vai ficar feia. Ao contrario nós teremos um bela vida.

    ResponderExcluir
  3. Que hoje a tecnologia esta substituindo as pessoas, daqui uns tempos as pessoas vam estar desasbrigadas e sem comida, ai vai ter mais pessoas desabrigadas do que abrigada. Mas ai as pessoas dona de lojas vão vender menos e vão gastar mais. por que vai te que arrumar as maquinas e pagar os 5 6 fusionarios se tiver.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho
    qe diz qe dake uns anos as máqinas vaão ser mais desenvolvidas eu acho qe ainda vai demorar um pouco pra qe ella tome o lugar do ser humano.
    Eu me prepararia tipo eu não deixaria pegar muita matéria prima da Amazonia de uma forma qe vai ser prejudicial a natureza e aumentaria o imposto pra qando um produto chegar aki pra o pais qe mando paga e tbm aprimoraria siim as máquinas ; Porqe eu acho qe eu gastaria menos porke eu não tinha qe paga os funcionaários e trabalhariam melhor qe o ser Humano.

    ResponderExcluir
  5. Postado pela aluna YASMIM SIMÕES:
    Devido as mudanças globais que vem ocorrendo, conforme o texto acima apresentado, eu acredito que, como a quantidade de conhecimento disponível é imensa, é necessário saber selecionar o que devemos aprender e onde investir nosso tempo para nosso crescimento intelectual e profissional, para podermos nos destacar. Precisamos nos esforçar para melhorar nossa flexibilidade, velocidade e qualidade do trabalho realizado e ainda dar importância para o que permanece como uma das medidas mais importantes: a produtividade. Tudo mudou, está mudando e deverá mudar no futuro com uma rapidez cada vez maior. Uma boa maneira de conseguir se diferenciar nesse novo contexto do mercado de trabalho é usar ao máximo a criatividade, ou seja, buscar fazer de forma diferente aquilo que todos fazem de uma forma igual, buscar a maior quantidade de conhecimento possível, saber um pouco de tudo. Assim, o profissional que quiser crescer nas organizações precisa ser criativo, a fim de achar novas soluções para os problemas do dia-a-dia. A melhoria contínua deve ser o maior desafio do ser humano.

    ResponderExcluir
  6. O Brasil ele é um país que exporta vários produtos para outros países. Por exemplo : CARNA E A SOJA, o Brasil por ser um pais rico esta passando por uma crise chamada crise mundial que ultimamente esta se ouvindo muito.
    A economia do Brasil tem afetado muitas pessoas com o desemprego, a culpa disso tudo são dos Políticos.
    Eu pretendo estudar e economizar, porque nao sabemos como sera o dia de amanhã.

    POSTADO PELA ALUNA BIANCA !!

    ResponderExcluir
  7. Devido a tecnologia(máquinas)muitas pessoas estão sendo substituidas por máquinas,porque elas dão mesnos custo e tem mais rendimento(fabrica mais que as pessoas).
    Hoje em dia os poucas profissões que precisão de pessoas,exigem,muito na qualificação pofissional...Por isso devemos investir nos nossos conhecimentos,para que conseguimos vagas,numa certa área de trabalho...

    Vou me preparar,aplicando e investindo no conhecimento e na minha qualificação profissional...pretendo fazer cursos...para melhorar meus conhecimentos profissionais prático e teórico.Vou proucurar seguir os caminhos que me ajudaram a melhorar na profissão.

    ResponderExcluir
  8. Por causa das máquinas os trabalhadores humanos serão substituidos... Muitos trabalhadores vem diminuindo enquanto as máquinas vem aumentando.E com a criação dessas máquinas está surginduh os desempregos, as falta de moradias...etc..
    É um pouco irônico verificar que os seres humanos criaram as máquinas para facilitar a nossa vida,mas agora nos dias atuais pudi perceber que enfrentaremos as maquinas como concorrentes no mercado de trabalho.

    Como é quase impossivel inverter essa tendência, vou me preparar cada vez melhor na minha capacidade de aprender, melhorar o meu processo de educação e formação profissional..
    Incluindo atributos como raciocínio lógico e capacidade de comunicação.
    De decisão, resolução de problemas e cooperação...
    Deverei estar sempre me informando e atualizado no mundo globalizado..
    Assim poderei ter uma vida boa e melhor...E garantir um emprego bom no meu futuro.


    putz nosso futuro está aê...KKKKKKK

    Aluna:Thanyelle Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Bom Pessoal, Parabéns para aqueles que levaram a sério o trabalho. Depois publicarei as notas. Esta postagem está oficialmente encerrada às 16:58h do dia 08/05/2009. Até a próxima.
    Prof. Dennys

    ResponderExcluir