sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Atividade de Recuperação I

1. Deixe um comentário, com suas palavras e sem copiar dos colegas, sobre a colonização dos Estados Unidos, abordando sobre as políticas adotadas nas doutrinas e a independência com a eleição do presidente das colônias do Norte.

9 comentários:

  1. Além de ser uma superpotência agrícola, industrial e militar, os Estados Unidos foram a primeira nação fora da Europa a se industrializar. É, também, um dos dois únicos países americanos que fazem parte do G8. Atualmente, o contexto político e socioeconômico norte-americano faz com que toda recessão ou crescimento industrial no país tenha reflexos globais. Essa tremenda influência mundial pode ser observada na crise atual, que resultou em dificuldades econômicas para diversos países ao redor do mundo.

    ResponderExcluir
  2. A princípio donos do Oceano Atlântico, portugueses e espanhóis dividiram o Novo Mundo entre si. Os ingleses contestaram a validade de Tordesilhas e praticaram a pirataria oficial como corsários. Por muitos anos, o saque de riquezas dos galeões espanhóis foi mais tentador do que o esforço sistemático da colonização.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado professor tomara que esteja certo.

    ResponderExcluir
  4. O Território dos Estados Unidos começou a ser demarcado no século XVI com a chegada dos europeus, que deram início a conquista e a colonização. A Doutrina do Destino Manifesto era a doutrina na qual os estadunidenses haviam sido escolhidos por Deus para se apoderar das terras entre o Atlântico e o Pacífico.Editada por James Monroe a Doutrina Monroe usava a política de expansão externa amplindo o territóri das Américas.
    Após a indepêndencia houve uma disputa de poder os interesses dos estados do Norte e do Sul em que o Norte defendia o fim da escravidão e o Sul era contra a abolição.Com a eleição do presidente Abraham Lincoln aumentou as diversidades entre os estados.Começando a separação da União.O Norte Iniciou a guerra de separação saindo vitoriosos e o estado do Sul foi dominado pelas políticas do Norte.

    ResponderExcluir
  5. A história dos Estados Unidos da América, hoje conhecida por nós, inicia-se a partir do século XVI, quando exploradores europeus aportaram no lado norte do continente americano. Até então, apenas nativos habitavam no local, a partir dessa conexão com o continente europeu, os Estados Unidos passaram a ser colônia da Inglaterra. Inicialmente estes colonizaram a parte leste do país, o que corresponde ao litoral que é banhado pelo oceano Atlântico. Logo depois a parte central foi colonizada pela França e a parte sudeste e sudoeste pela Espanha.
    A partir da década de 1750 as relações entre as Treze colônias britânicas na América do Norte e a Inglaterra passaram a se deteriorar e iniciou-se a luta pela independência dos Estados Unidos da América.

    ResponderExcluir
  6. Em 1492, ano da própria descoberta da América, foi estabelecida a primeira colônia permanente na ilha de Hispaniola, por Cristóvão Colombo, o descobridor. Em poucas décadas muitas outras colônias foram estabelecidas, se espalhando pelas ilhas do Caribe e ainda pela Flórida e pelo Peru. Pouco depois Portugal estabeleceu colônia no Brasil, assim como a Inglaterra colonizou as Honduras Britânicas (atual Belize) e a Jamaica. A ocupação holandesa se fez presente na Guiana e ainda em Curaçau, enquanto os franceses tomaram posse do Haiti, de Guadalupe e da Martinica. A união do Novo e do Velho Mundo foi responsável por uma mudança radical nos destinos da história de ambos. O potencial de recursos naturais americanos alterou significativamente os quadros econômicos da Europa. As doenças físicas do Velho Mundo foram um dos fatores responsáveis pela dizimação da população americana nativa. Por outro lado, os conquistadores europeus tornaram-se os senhores das terras que outrora eram de posse dos povos Astecas, dos Maias além de outros povos nativos. Os espanhóis foram, sem dúvida, os colonizadores mais atuantes.

    ResponderExcluir
  7. O territorio dos Estados Unidos começou a ser delimitado com a chegada dos Europeus que deram inicio a colonização no seculo XVI, após a colonização, internamente, por meio do Destino Manifesto que foi a extinção de varios povos indígena por seu desconhecimento de armas de fogo contra os povos dos Estados Unidos de que Deus deus as terras dos indigenas para os Estadunidenses eleito para comandar o mundo. Baseando-se na Doutrina Monroe os governantes dos Estados Unidos iniciaram uma politica de expansão de sua influência que teve uma política externa de pretenções regionais, com ações políticas, econômica e militares voltadas para a América.
    Com a eleição de Abraham Lincoln, deu inicio a guerra secessão,em 12 de abriu de 1861 que deu inicio a batalha entre o norte e o sul, o sul conseguiu algumas vitorias mais o norte foi mais ofensivo e teve mais homens e mais armas, a guerra teve fim em 1865 com a vitoria do norte, isso o tornando independente, nesse mesmo ano Lincon decretou a abolição da escravatura.

    ResponderExcluir
  8. O território dos ESTADOS UNIDOS começou,a ser delimitado no século 16 ,poor causa da chegada dos europeus,que fooi ínicio da conquista e a colonização.
    Na primeira metade do século 17,já estavam constítuida as TREZES COLONIAS inglesas da AMÉRICA do NORTE , consideradas o principio do que viriam a ser os futuros ESTADOS UNIDOS da AMÉRICA.
    A guerra de SECESSÃO, ocorreu nos ESTADOS UNIDOS entre 1861 e 1865. Nenhuma casou mais mortes de americanos do que a guerra civil americana,que casou um total de mortes estimado em 970 mil pessoas.
    A Guerra Civil Americana consistiu na luta entre 11 Estados Confederados do Sul latifundiário, aristocrata e defensores da escravidão contra os Estados do Norte industrializado, onde a escravidão tinha um peso bem menor do que no Sul.
    No fim da guerra de secessão o presidente decretou a ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA.
    Com,a construção do país mais rico e poderoso do mundo promoveu,internamente a DOUTRINA DO DESTINO MANIFESTO é o pensamento que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos, a DOUTRINA MONROE foi enunciada pelo presidente estado-unidense, as duas guerras mundias contribuíram para a ascensão do EUA , país eles ofereciam impréstimos aos países destruídos pela guerra,exigindo a compra de produtos de 2008 uma crise abala o setor imobiliário dos EUA,alçancado proporções mundiais . !

    ResponderExcluir
  9. A história dos Estados Unidos da América, hoje conhecida por nós, inicia-se a partir do século XVI, quando exploradores europeus aportaram no lado norte do continente americano. Até então, apenas nativos habitavam no local, a partir dessa conexão com o continente europeu, os Estados Unidos passaram a ser colônia da Inglaterra. Inicialmente estes colonizaram a parte leste do país, o que corresponde ao litoral que é banhado pelo oceano Atlântico. Logo depois a parte central foi colonizada pela França e a parte sudeste e sudoeste pela Espanha.
    A Doutrina Bush é um termo utilizado para descrever uma série de princípios relacionados com a política externa do presidente George W. Bush, declarou como resultado dos atentados de 11 de setembro de 2001. A frase inicialmente descrita na política que os Estados Unidos tinham o direito de tratrar como terroristas os países que abrigam ou dão apoio aos grupos terroristas, que foi utilizado para justificar a invasão do Afeganistão.
    Mais tarde, ele incluiu elementos adicionais, tais como a controversa política de guerra preventiva, que alegou que os Estados Unidos devem depor regimes estrangeiros que representam uma suposta ameaça à segurança dos Estados Unidos, mesmo que esta ameaça não seja imediata (usado para justificar invasão ao Iraque). Incluiu uma política de apoio à democracia no mundo, particularmente no Oriente Médio como uma estratégia para combater a propagação do terrorismo e da utilização do poder militar mesmo que unilateralmente.

    ResponderExcluir